quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Utilização do Sistema De Multimédia: Imagem

Conceito de Imagem Digital

  • Imagem: A representação visual de um objecto recebe o nome de imagem. Esta representação pode realizar-se através de diversos procedimentos como a fotografia, a pintura ou o vídeo.
  • Digital: Atualmente, o conceito é usado no âmbito da tecnologia em referência à representação de informação de modo binário.

    Estas definições permitem-nos indicar que uma imagem digital é qualquer representação bidimensional construída a partir de uma matriz binária.
''Uma imagem vale mais que mil palavras'' - Confúcio
Esta frase é vulgarmente utilizada para transmitir a facilidade de compreensão de algo através de recursos visuais. Quando Confúcio, filósofo chinês, afirma que ''uma imagem vale mais que mil palavras'', refere-se ao uso de todo o tipo de recursos visuais para explicar ou dar a entender conceitos complexos. Atualmente, é uma frase muito explorada pela media no sentido de a comunicação visual ser muito mais apelativa e explicativa do que a descrição ou narração de fatos.




Por exemplo, nesta imagem, sem recurso a nenhuma palavra conseguimos observar perfeitamente a influência que a televisão (ou os media) têm na nossa maneira de pensar. A imagem descreve, portanto, o controlo que os meios de comunicação exercem sobre os seres humanos.

Cor

O conceito de cor está associado à perceção pela visão do ser humano e da luz emitida, difundida ou refletida pelos objetos. A cor está presente em tudo o que observamos e desempenha, portanto, um papel essencial na perceção dos objetos conferindo realismo às imagens e às cenas visualizadas.


O realismo e a naturalidade do que é observado é tanto maior quanto maior for a fidelidade da reprodução da cor, que se obtêm a partir de modelos de cor precisos.





A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois da luz atravessar a íris e ser projetada na retina. Deste modo, os olhos são os sensores de toda a visão, possuindo, o ser humano, dois tipos de visão:

  • Visão escotópia: Este tipo de visão capta baixos níveis de luminosidade e não é sensível ao comprimento de onda, logo, não deteta a cor. A visão escotópica é utilizada em ambientes escuros, onde o olho passa a ser mais sensível ao azul. Os sensores utilizados pela visão escotópica são os bastonetes (cerca de 100 milhões em cada olho). 

  •  Visão fotópica: Este tipo de visão é responsável pela perceção da cor durante o dia ou em condições normais de luminosidade. É, portanto, sensível aos comprimentos de onda. A luz que é projectada na retina e é interpretada pelos cones( em cada olho existem 5 milhões de cones distribuídos por três tipos: um distingue os vermelhos outro os verdes e o ultimo distingue os azuis).



Webgrafia:
http://aplinf.blogspot.pt/2007/11/viso-escotpica-viso-fotpica.html
http://data.whicdn.com/images/262279982/large.jpg
http://data.whicdn.com/images/262483640/large.jpg 

https://www.significados.com.br/uma-imagem-vale-mais-que-mil-palavras/

Sem comentários:

Enviar um comentário